SEMINÁRIOS DE ARTE E EDUCAÇÃO

O Seminário de Arte e Educação, tem como objetivo fomentar as discussões acerca da implementação de práticas transformadoras na educação por meio da arte. A partir do compartilhamento de experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e comunidade espera-se possibilitar o intercâmbio de tecnologias educacionais e fomentar a articulação de redes criativas na Região da Amazônia Legal. O evento propõe a realização de mesas de discussão, oficinas, apresentações artísticas, apresentação de vídeo pôsteres e palestras voltadas à formação dos professores dos mais diversos níveis da educação, de estudantes e pesquisadores da área, com o objetivo de motivar práticas de ensino transformadoras, especialmente as de caráter interdisciplinar que utilizem a arte e a cultura como eixos em seu desenvolvimento.

O 1º Seminário de Arte e Educação: experiências de transformação trouxe vários educadores como Helena Singer, Clarissa Suzuki, Edilene Morikawa, Lucia Santos, Gil Miranda, Ysaka Kaxinawa, entre outros, que participaram de diversas mesas, oficinas e palestras, aproximando o público participante de uma variedades de modos de fazer e pensar a arte e a educação.

Público

750 inscritos

Parcerias

 IV Seminário Internacional de Extensão Universitária- UFAC

SEME – Rio Branco

SEE- Acre

Instituto Alana

Instituto Arte na Escola

Instituto do Saber Cumaru

CEFA – Manaus

Escola Judiciária Eleitoral do Acre

Centro de Referência em Educação Integral

Programa Escolas Transformadoras

Projeto Âncora.

O 2º Seminário de Arte e Educação: práticas, espaços e tempos em transformação, teve como objetivo oportunizar a discussão de práticas transformadoras para a educação acreana em seus níveis de ensino, gerando políticas públicas para uma educação inovadora. O evento reuniu convidados como Abuhl Júnior, Lucia Reily, Marcelo da Silveira Rodrigues, Marcia Strazzacappa, Marilia Bomfim, Tathyana Gouvêa, entre outros.

Público:

740 inscritos

Parcerias:

SEME – Rio Branco

SEE – AC

SESC Acre

SESI Acre

O 3º Seminário de Arte e Educação: outros lugares da Arte, teve como objetivo oportunizar a discussão acerca dos lugares da docência e da prática artística na e da Amazônia Legal. O seminário reuniu convidados como Evanildo Dasu Kaxinawá, Denis Bezerra, Thales Branche, Sandra Buh, entre outros artistas da região amazônica que foram importantes no evento.

Público:

342 inscritos

Apoio:

UFAC – Universidade Federal do Acre

PPGAC- Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

TEIA – Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia

FAEB – Federação de Arte Educadores do Brasil

O 4º Seminário Arte e Educação: Arte em tempos de relações remotas teve como objetivo, oportunizar a discussão acerca dos lugares da docência e da prática artística em tempos de ensino remoto. O evento reuniu convidados como Eleni Nobre, Fátima Santana, Leandro Penha, Luzi Borges, entre outros conectados nacional e internacionalmente.

O 5º Seminário Arte e Educação: Encontros Possíveis, teve como objetivo fomentar as discussões acerca da implementação de práticas transformadoras na educação a partir do eixo arte e cultura, ainda que desenvolvidas de forma remota, buscando olhar de maneira crítica para a arte e educação em contexto pandêmico, explorando as possibilidades de encontros que os artistas e arte-educadores tem desenvolvido nesse campo. A partir do compartilhamento de experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e comunidade espera-se possibilitar o intercâmbio de tecnologias educacionais e fomentar a articulação de redes criativas na Região da Amazônia Legal. O evento propõe a realização de mesas de discussão, oficinas, apresentações artísticas, apresentação de vídeo pôsteres e palestras voltadas à formação dos professores dos diversos níveis da educação e de estudantes e pesquisadores da área, com o objetivo de motivar práticas de ensino transformadoras, mesmo se estas ocorram em ambientes virtuais, especialmente as de caráter interdisciplinar que utilizem a arte e a cultura como eixos em seu desenvolvimento.

Público:

626 inscritos